Um encontro realizado na manhã do último sábado (13), entre quatro mulheres empoderadas e engajadas na luta pelos direitos feministas marcou o início do pleito político de 2024, pela conquista dos espaços de poder, sobretudo no legislativo simõesfilhense.

Todas consideradas oposicionistas ao atual grupo político administrativo de Simões Filho, as pré candidatas a vereadoras: Liu do Boticário e Ellis Zanza, além das líderes políticas Jacira e Vânia Rocha  mostraram que não estão para brincadeira e, ao contrário dos comentários machistas que vêm sendo espalhados pela cidade, elas não só vão disputar de igual para igual as cadeiras do legislativo simõesfilhense, como têm condições de desbancar alguns dos atuais legisladores.

Para Ellis Zanza, é preciso entender a participação feminina na esfera política e procurar aprimorar os conhecimentos, para alcançar os objetivos desejados.

“O fortalecimento e a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão é um dos eixos prioritários de atuação e a sub-representação política das mulheres é um dos fatores que impede a equidade de gênero. É necessário fomentar ações afirmativas que intensifiquem os debates nas rodas de conversas que iremos fazer nos bairros, com o objetivo de identificar e analisar sob a perspectiva de gênero, a formulação de iniciativas legislativas e políticas de estado, que fortaleçam a representatividade política das mulheres e combata à Violência de Gênero na Política da nossa cidade”, declarou Zanza.

Já para Liu do Boticário, esse encontro foi o primeiro passo de uma longa jornada, que certamente se concretizará com a vitória, que irá surpreender a muitos nas próximas eleições e nos anos seguintes.

Tudo tem que ter um começo, e eu tenho certeza que muitas outras mulheres irão se juntar a nós nessa caminhada. Foi realmente um prazer participar deste momento histórico, que foi apenas o primeiro de muitos que virão, não só neste ano eleitoral, mas enquanto eu tiver vida, nós vamos fortalecer o papel da mulher na política em Simões Filho”, concluiu Liu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.