Que cultura em Simões Filho, há anos, deixou de ser uma demanda prioritária da administração pública municipal é um fato indiscutível. No entanto, um anúncio feito pela deputada estadual Kátia Oliveira tem causado um certo burburinho nos bastidores da política local, sobretudo entre os artistas da cidade.

Na última segunda-feira (23) a deputada tornou pública a indicação n° 26972/2023, onde ela solicita ao governo do estado a construção de um Centro Cultural com uma mega estrutura, incluindo estúdio de gravação, sala multiuso e muito mais.

Para quem está acostumado a fazer cultura no município com nenhum, ou quase nenhum investimento por parte da prefeitura local, o projeto apresentado por Kátia parece surreal, uma vez que, o município já dispõe de um espaço cultural e biblioteca, localizado no Centro da cidade (Praça da Bíblia), que está completamente abandonado e nunca recebeu nenhum tipo de atenção por parte da atual gestão, mesmo tendo sido palco de diversos apelos e protestos pacíficos por parte dos artistas simõesfilhenses.

Imagem projetada pelo artista Augusto Leal sobre como poderia ser o Centro Cultural reformado

Não demorou muito após a postagem da deputada para começar a “chover” comentários e manifestações públicas por parte da população questionando a indicação.

“Deputada, eu sempre fui eleitor da Sra e do seu esposo desde que ambos eram candidatos a vereador, mas com todo respeito, para que construir isso? Por que não usa o prédio da biblioteca, que é um ‘elefante branco’ ali na Praça da Bíblia?”, questionou uma cidadã.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o fotógrafo Diney Araújo, que inclusive está com uma exposição de fotografias a céu aberto em uma escadaria do bairro Cia 1, falou um pouco da sua frustração de ter o seu trabalho reconhecido em nível nacional, mas sem poder contar com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Diney também revelou sua indignação ao que ele classifica como “renegar um espaço” que a cidade já possui e que precisaria apenas de uma reforma, com o máximo de brevidade.

Veja o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.