Em ofício protocolado junto ao Governo do Estado da Bahia nesta segunda-feira (18), o deputado estadual, Eduardo Alencar (PSD) solicitou a inclusão dos quilombolas junto ao grupo prioritário nesta primeira etapa do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19.

No ofício, o deputado salientou a importância de os quilombolas serem incluídos prioritariamente entre as “comunidades tradicionais” juntamente com os indígenas, visto que, além de a Bahia possuir diversos quilombos, em sua maioria eles estão localizados em locais mais isolados, “onde muitos deles não têm o amplo contato com a população em geral”.

Eduardo Alencar ainda citou três dos grandes quilombos localizados no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). São esses: Quilombo Rio dos Macacos, na região da Vila Naval; Quilombo Caipora, no distrito de Pitanga de Palmares; Quilombo do Dandar, em Palmares. Todos em locais de difícil acesso e que reúnem uma população expressiva.

A solicitação do deputado se deu a partir da divulgação da primeira etapa do plano emergencial de vacinação contra a covid-19 na Bahia, que determina como grupo prioritário apenas profissionais da saúde, idosos a partir de 75 anos, idosos acima de 60 anos moradores de instituições de longa permanência como asilos, indígenas moradores de aldeias e comunidades ribeirinhas.

A Bahia recebe neste primeiro momento cerca de 370 mil doses da vacina Coronavac, que serão distribuídas para os 417 municípios baianos, pretendendo vacinar em média 180 mil pessoas com duas doses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *